Rita Inês Petrykowski Peixe

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2012); Mestre em Educação pela Universidade de Campinas/Universidade do Contestado (UNICAMP/UnC, 2003). Especialista em Arte/Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF, 1999). Possui graduação em Educação Artística - Habilitação em Artes Plásticas pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC, 1995) e graduação em Pedagogia - Habilitação em Orientação Educacional pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC/UnC, 1995). Em 2011 desenvolveu Estágio de Doutorado no Exterior (doutorado sanduíche) como bolsista da CAPES. Atuou como professora titular no Programa de Pós Graduação - Mestrado Profissional em Design (PPG Design) pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE), nos Departamentos de Design/Arquitetura e Urbanismo e na coordenação de Projetos de Pesquisa e Extensão Universitária da UNIVILLE, bem como na Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP). Atualmente, atua como professora no Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC de Itajaí e coordena o Grupo de Pesquisas DZART: Estudos de imagem, design, artesania e práticas educativas. Tem experiência em ensino, pesquisa e extensão, com ênfase nos seguintes temas: educação, métodos e técnicas de ensino, permanência e êxito, cultura, arte/educação, arte, ensino da arte, estética e semiótica, teoria e história da arte, design e design social, tecnologias sociais, economia solidária e artesania.*

 

Artista Manih 

Biografia em breve.

 

Alcimara Aparecida Foestch

Pós-doutora em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC-2019), é doutora em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR, 2014). Professora Adjunta do Curso de Geografia da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, Campus União da Vitória e Chefe da Divisão de Extensão e Cultura do Campus. Graduada em Geografia pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória - PR (FAFIUV-2004), possui Especialização (latu sensu) com ênfase em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (FAFIUV-2007), Mestrado (strictu sensu) em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR-2006). É Diretora de Pesquisa no Instituto Histórico e Geográfico de São Mateus do Sul (IHG-SMS). Atua principalmente com os seguintes temas: Geografia Cultural, Geografia da Religião, espaços sagrados, cemitérios, paisagem e identidade cultural. Geografia Agrária, populações e comunidades tradicionais. Geografia e Ensino: Metodologia do Ensino da Geografia.

 

Tânia Welter

Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina com estágio na Universidade Nova de Lisboa (UNL, Portugal), Mestre em Antropologia Social (UFSC), Especialista em Educação Sexual (UDESC) e Licenciada em Ciências Sociais (UFSC). Realizou estágio pós doutoral em Ciências Humanas e em Antropologia Social na Universidade Federal de Santa Catarina e atuou como pesquisadora convidada no Lateinamerika Institut (LAI) da Freie Universität Berlin, Alemanha. Líder do Grupo de Pesquisa PEST / UDESC, Diretora do Instituto Egon Schaden (IES), Associada à Associação Brasileira de Antropologia (ABA), Pesquisadora do Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS) e do Instituto de Estudos de Gênero (IEG) da Universidade Federal de Santa Catarina. .Atuou como professora na graduação e pós graduação em diversas universidades do estado de Santa Catarina - UDESC, UFSC, UFFS, FACVEST e na educação básica da Rede Pública do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação, Antropologia, História da Antropologia, Metodologia de Ensino em Ciências Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: Antropologia, História, educação, gênero, sexualidade, políticas públicas e religiosidades.